11 de janeiro de 2010

Dragão de Komodo


Varanus Komodoensis, mais conhecido por dragão de Komodo, é o maior lagarto do mundo, e um dos mais famosos. Não pretendo mentir-vos: ao contrário do querido Moloch, de que já aqui falei, este é um predador terrível. Mas é igualmente uma das criaturas mais fantásticas deste planeta e infelizmente, está em risco de extinção. Esta espécie encontra-se num conjunto de ilhas da Indonésia, uma das quais sendo aquela que lhe deu o nome, a ilha de Komodo. Estima-se que actualmente existem apenas cerca de 5000 indivíduos no estado selvagem.

 Eles impõem respeito, sem dúvida. Os machos podem pesar até 150 kg e aultrapassar os 3m de comprimento. Possuem escamas duras e resistentes; nas patas, têm 5 garras bem afiadas que usam para segurar as presas. São capazes de ingerir huma única refeição uma presa com 70% do seu peso, graças ao seu estômago que se dilata de modo impressionante (quero realçar que esta é uma característica comum a muitos répteis). São velozes, atingindo em perseguição 18km/h. Outra das suas características fantásticas é o olfacto apuradíssimo que possuem: conseguem detectar a presença de outros animais até 3km, e de carne em decomposição até 5km. Além das narinas, usam a língua bífida que lhes permite detectar partículas suspensas no ar, e assim, as presas. Agora o mais impressionante: matam as presas com apenas uma mordidela. Como? Apesar de possuirem um maxilar poderoso, a mordedura em si não é letal. O segredo está nas bactérias patogénicas contidas na sua saliva . O dragão está protegido por substâncias antibacterianas que circulam no seu sangue, mas as presas morrem rapidamente com uma infecção generalizada (septicémia). Assim, graças às cerca de 60 bactérias diferentes da sua saliva, basta-lhe atacar, mordere aguardar que a presa morra. O que pode haver de mais fantástico do que isso? ^^
 Preferindo principalmente javalis e veados, o dragão de Komodo digere tanto a carne como os ossos das suas presas. Mas além de serem mortíferos para esses pobres animais que caçam, ainda revelam uma vertente canibalista ocasionalmente, sobretudo relativamente aos mais jovens e em situações de disputa de alimento.
 Pronto...eu sei que não dei uma visão muito simpática do animal. Mas ele é assim, maravilhoso à sua maneira *.* Os leões, por exemplo, também foram concebidos para matar, e não são habitualmente vistos como terríveis predadores. Portanto apesar de ser difícil achar "querido" um dragão de Komodo, espero que consigam vê-los como belos, únicos e merecedores de admiração e respeito.

Para concluir, aqui estão dois links de videos sobre o meu dragãozinho :)
http://www.youtube.com/watch?v=kDq80C4srW0

http://www.youtube.com/watch?v=QOF4YPdYELg&feature=related

1 comentário:

  1. Este bicho é só um dos meus favoritos, devido sobretudo a sua imponencia, ferosidade... e é brutal!

    ResponderEliminar