2 de janeiro de 2010

2010


Olá pessoal, aqui vem a primeira mensagem de 2010. Espero que todos tenham tido uma optima passagem de ano, que tenham comido passas, bebido champanhe, mas não muito (hum...) e entrado não com o pé direito, mas com os dois pés neste ano novo. Como sou uma grande chata, vou deixar aqui alguns conselhos/críticas para melhorar a vidinha dos próximos tempos:
  • Reutilizar e reciclar. Nesta época do Natal vi muitas atitudes que me desiludiram. Por exemplo, é muito bonito oferecer uma prenda num saco bonito. Mas se ele é tão bonito quanto isso, porque não usá-lo numa proxima ocasião? Falando do papel de embrulho: as pessoas compram um rolo, usam-no para fazer 2 ou 3 embrulhos, e apesar de ainda dar para muito mais, e de o guardarem, no ano seguinte já estão a comprar mais! Têm noção da quantidade de lixo que se junta por casa familia nestas ocasiões de festa? Pensem nisso. Se não pretendem dar novo uso a embrulhos, sacos, e embalagens, levem-nos para dar uma voltinha até ao Ecoponto mais próximo.
  • Poupar. Também é bonito ter a cidade e a casa cheia de luzes. Mas dá que pensar. Este ano perguntei-me "Será a crise assim tão grande?". Vi exageros por todo o lado. Mais e mais lâmpadas acesas, para competir com os vizinhos. Será que ter a casa mais iluminada se ajusta com o espírito de Natal? Choram com a crise, queixam-se que a vida está dura, que têm de apertar o cinto...mas quando se trata de ganância ou luxo, esvaziar a carteira já não doí. Além de ser um desperdício de energia e do dinheirinho que tanto custa a ganhar, é triste que com tanta gente a morrer de fome (até no nosso próprio país!) se veja tanto disto por aí. Não peço para deixarem a alegria e as decorações de lado; peço apenas para ganharem consciencia da diferença entre espírito natalício e exagero. Também pretendo alertar que os excessos não são feitos apenas nestas alturas do ano, e que devemos ter todos os dias o cuidado de poupar, para o bem do nosso planeta, e para o nosso proprio bem.
  • Respeitar. Uma vez alguém disse que o respeito era a coisa mais bonita do mundo. Infelizmente apesar de existir muitas leis, por vezes parecem apenas conjuntos de palavras. Aquilo que faz de nós boas pessoas é o respeito que temos por aquilo que nos rodeia. E não devia ser preciso declaração universal dos direitos do Homem, dos Animais, ou seja do que for. Vivemos num mundo maravilhoso, e se cada um for capaz de apreciar a sua beleza, irá esforçar-se para todos os dias contribuir para mantê-la!

2 comentários:

  1. n gosto de passas e muito menos de superstições, e a para mim a passagem de ano já não é nada do outro mundo, está-se a perder a alegria por estes acontecimentos... sim de facto temos de cumprir a lei dos 3R's...

    Respeito ninguém o tem... não é? já nem tens respeito pelo teu irmão de praxe xD ahahah

    E poupar descansa que poupo, uma vez que o socrates deve estar a usar a minha bolsa para construir a nova gama de portateis magalhães!!

    Bjs* e bom ano

    ResponderEliminar
  2. As luzes na minha arvore vao ficar ligadas até aos reis ;) sorry * beijinho

    ResponderEliminar