20 de dezembro de 2009

Moloch horridus


Hoje pretendo mostrar o quanto as aparências iludem. Na Bíblia, Moloch designa um deus ao qual a etnia dos amonitas sacrificava recém-nascidos, atirando-os para uma fogueira. Tanto para os cristãos como para os judeus, gregos, cartagineses e outros povos ainda, esse nome está tradicionalmente associado a uma figura demoníaca.
A verdade é que ao se depararem a primeira vez com uma fotografia de Moloch horridus, muitos dão razão ao nome. Além de Moloch, "diabo cornudo", ou "diabo espinhoso", é comum ouvir-lhe chamar de monstro, aberração e outras palavras que só podem vir da boca de quem não sabe que diz.
Portanto, meus amigos, aqui vem a verdade: o pobre do "thorny devil" é um réptil característico da Austrália que raramente ultrapassa os 20 cm de comprimento, se alimenta unicamente de formigas e apesar do seu aspecto, constitui uma presa fácil.
Possui o corpo coberto de espinhos, excepto na barriga, onde existem apenas protuberâncias. Um dos factos mais surpreeendentes é o de que os espinhos, mais do que para lhe dar um ar agressivo ou para lhe servir de defesa contra os predadores, servem para canalizar a água até à boca. É uma verdadeira maravilha da evolução: ele condensa a água da chuva, de poças, ou, mais frequentemente, da humidade do ar nas suas escamas, conduzindo-a até à boca quando pretende beber graças a sulcos presentes entre os seus espinhos. Assim este pequeno animal encontra-se perfeitamente adaptado à dura vida no deserto.
Outra curiosidade: apesar de comer por vezes mais de 10 000 formigas por dia, come apenas uma de cada vez!
É predado por aves e outros répteis, dos quais se defende inchando o seu corpo *, ou expondo a sua falsa cabeça (estrutura situada atrás da cabeça que serve para confundir os predadores).

*o objectivo dos animais que usam esta táctica é parecer maior, mas ao contrário do que se costuma pensar, não para parecer assustador, mas sim, para parecer grande demais para ser comido; assim o predador perde por vezes o interesse.

Com isto espero ter dado a conhecer um pouco desta criatura simpática e inofensiva, despertado a curiosidade, e tirado algum preconceito dessas cabecinhas ^^

http://www.youtube.com/watch?v=JoduGti4G_k&feature=related --> vejam, resume tudo aquilo que disse :)

1 comentário:

  1. inofensiva? já me olhas te bem para aqueles espinhos? vai lá meter a mão e depois conta-me se são inofensivos...

    Olha oferece-mo como animal de estimação xD

    ResponderEliminar